Sexta-feira, 29 de Abril de 2011

 

HISTÓRIA DA ESCOLA COMUNITÁRIA DE SANTA RITA  XINAVANE

 

Vida da Escola

 

Vendo a necessidade urgente de “dar mais vida aos alunos, oferecendo-lhe uma escola alegre, acolhedora, mas que acima de tudo lhes oferecesse condições de aprendizagem de pequenos ofícios e pudéssemos assim iniciá-los ao trabalho tendo como finalidade a auto-manutenção no futuro.

 

           

    

O Governo local, através do Ministério de Educação implantou o Plano Curricular do Ensino Básico onde incide nos mesmos objectivos.

A vida floresceu, com o apoio de voluntários da comunidade de Xinavanee o envolvimento dos Professores, respeitando o desejo do aluno por meio doscírculos de interesse está em funcionamento a aprendizagem de pequenos ofícios como: padaria, olaria, carpintaria, mecânica, cabeleireira, costura, pintura em tecido, bordado, tricô, croché, macramé, culinária, fabrico de blocos, artesanato em palha, informática, viola, jardinagem e horticultura.

Organizados em grupos, 2 vezes por semana, em horários extra-classe vivem esses momentos. Sentimos o interesse e a alegria dos alunos na aprendizagem pois devagar vem compreendida também a importância, para sua vida, como geração de rendimento, possibilidade de auto sustento.

 

CONCLUSÃO

A Caridade afectiva e efectiva que tanto insistiu e nos ensinou São Vicente, vamos tentando viver, na pobreza de nossas capacidades e forças, mas com um grande ardor apostólico. O exemplo de Santa Luísana formação da“Mestra de Escolas” no início da Companhia é nosso incentivo constante.

Sentimos com alegria crescer a consciência dos continuadores da acção Vicentina e como Família fazemos presença na Escola: FC, C.M., JUMAR, MISEVI, AIC o que vai fortalecendo as raízes do serviço dos Pobres aqui realizado.

A visita de Notre Mère Evelyne Franc traz-nos a coragem para continuar e nos abre o coração para maior Doação e Amor.

 

( texto da responsabilidade das Irmãs de Xinavane)

 



publicado por esccomstarita às 00:36
Cara Irmã Felismina

Que bom seria conhecer a 4ª parte (2007 a 211)
Ficamos a aguardar.

Saudações amigas.

Rui Belchior
esccomstarita a 29 de Abril de 2011 às 01:09

Boa tarde. Este blog esta em destaque na homepage dos Blogs do SAPO Mçambique (http://blogs.sapo.mz/)
João Sá a 3 de Maio de 2011 às 20:22

Visitas dos amigos
contador de acesso
Blog da Escola Comunitária de Santa Rita - Xinavane em colaboração com os Amigos de Xinavane. Fomentar o intercâmbio entre a comunidade escolar, Amigos de Xinavane e Padrinhos de crianças da escola.
mais sobre mim
Abril 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
29
30


arquivos
2011

pesquisar neste blog
 
Visitas dos amigos
contador de acesso
blogs SAPO